Ciências Contábeis

GRADE CURRICULAR

DURAÇÃO:
Mínimo 8 e máximo 12 semestres
INVESTIMENTO:

COORDENADOR:

Endereço

Avenida Paula Vieira, 624, Vila Jahu, Botucatu/SP   Ver no mapa

Categoria

Bacharelado
Descrição:
Desde que a humanidade começou a se organizar em grupos e sentiu necessidade de proteger posses, nascia de modo rudimentar a Contabilidade. Há 8000 anos antes de Cristo, na Fenícia, Egito e China, já se encontravam registros contábeis, Conforme o comércio foi se desenvolvendo, essa atividade passou a crescer e, atualmente, em pleno século XXI, empresas de todos os processos de pagamentos e recebimentos, investimentos e aplicações realizados em uma empresa, instituição não governamental ou na organização da prestação de contas ao governo por parte de uma pessoa física. O contabilista ainda ajuda a traçar planos de investimento, criando estratégias para melhorar o desempenho financeiro da instituição, assim como pode trabalhar com perícias. 
 
Ocupações:
– Auditoria: monitorar as contas de uma empresa, verificando eventuais ocorrências de desvios no patrimônio da empresa ou falhas na administração e se os pagamentos estão corretos, para identificar a situação econômica, patrimonial e financeira da organização.
– Contabilidade gerencial: registrar e acompanhar todas as transações contábeis de uma empresa, controlando as contas para garantir o cumprimento das obrigações tributarias e a saúde financeira da organização, e fornecer informações para a tomada de decisões sobre o negócio.
– Controle: inspecionar as operações financeiras, fiscais, orçamentarias e patrimoniais de empresas públicas e privadas; coordenar a auditoria interna da organização e assessorar outros departamentos na tomada de decisões por meio de relatórios de análise da administração.
 
Perfil:
Interesse por planejamentos financeiros estruturados em cálculos e analises. Facilidade em interpretar dados numéricos. Organização. Disciplina. Concentração e exatidão. Objetividade.
 
Livros:
– Os 12 mandamentos da gestão de custos. Autores: George Sebastião Guerra Leone, Rodrigo José Guerra Leone.
– 500 Perguntas (e respostas) básicas de finanças para iniciantes no mercado. Autor: Hugo Azevedo.
– Direito e Contabilidade: Fundamentos do Direito Contábil. Autor: Edison Carlos Fernandes.
– Manual de Contabilidade Societária. Autor: Eliseu Martins, Ségio de Ludícibus, Ariovaldo dos Santos e Ernesto Rubens Gelbcke.
– Contabilidade de Custos. Autor: Eliseu Martins
– Contabilidade Introdutória. Autores: Eliseu Martins, Sérgio de Ludícibus, Alkindar de Toledo Ramos, Edilson Castilho, Eduardo Weber Filho, Luiz Benatti, Ramon Domingues Junior e Stephen Charles Kanitz.
 
Filmes:
– O Contador. Ano, 2016.
– Eron: Os mais espertos da Sala. Ano,2015.
– Margin Call – O Dia Antes do Fim. Ano, 2011.
– Trabalho Interno. Documentário. Ano, 2010.
– A loja mágica de brinquedos. Ano, 2007.
– Trapaceiros. Ano, 2000.
– Wall Street – Poder e Cobiça, Ano 1987.
– Os intocáveis. Ano, 1987.
 
“Dicionário e Guia de Profissões, do Prof. Leo Fraiman. Editora: Esfera, 2012.”
Campo de atuação:
 
Se no passado, o profissional formado em ciências contábeis tinha a função de fazer os registros contábeis de uma empresa, hoje, ele ganhou mais importância e passou também a auxiliar o gestor na tomada de decisões. Detentor das informações contábeis da empresa, o trabalho deste profissional não está mais restrito às análises financeiras ou elaboração de relatórios. Quem se forma em ciências contábeis pode trabalhar com recursos humanos, na área tributária de empresas, gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial. Também pode atuar em escritórios ou abrir sua própria empresa.   As micro e pequenas empresas costumam terceirizar o serviço contábil, enquanto as maiores têm suas próprias equipes.

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão

Ser uma instituição que trabalha a educação de forma criativa e inovadora, e que construa a sua identidade e reconhecimento por meio da humanização dos processos e relacionamento com o mercado de trabalho.

 

Missão

Disseminar o conhecimento em prol do desenvolvimento da sociedade, promovendo a formação profissional com respeito à liberdade de expressão e consciência socioambiental.

Valores

Respeito, transparência, comprometimento, criatividade e paixão.

TOP