fbpx

Engenharia de Produção

GRADE CURRICULAR

DURAÇÃO:
Mínimo 10 e máximo de 15 semestres
INVESTIMENTO:

COORDENADOR:

Endereço

Avenida Paula Vieira, 624, Vila Jahu, Botucatu/SP   Ver no mapa

Categoria

Bacharelado
Descrição:
Com a expansão da indústria, o engenheiro de produção é a peça-chave para as grandes empresas. Esse profissional promove a expansão do consumo, reduzindo o custo e aprimoramento o processo industrial. Por combinar conhecimentos técnicos e gerencias, ele tem como missão aperfeiçoar o uso de recursos produtivos para aumentar a eficiência e diminui os custos. Ele controla, ainda, prazos, avalia as instalações e os equipamentos necessários, gerencia a mão de obra e implanta processos de produção. Além disso, o engenheiro de produção avalia cenários econômicos e identifica novas oportunidades empresariais. Implanta novos padrões de qualidade e produtividade e desenvolve sistemas produtivos em todos os ramos da atividade econômica e empresarial.
 
Ocupações:
– Desenvolvimento Organizacional: coordenar o planejamento organizacional de uma empresa, definindo a estrutura de recursos humanos, as políticas de contratação, remuneração e desenvolvimento dos funcionários, para aumentar a produtividade e a eficiência operacional.
– Economia Empresarial: administrar os recursos financeiros de empresas, elaborando estratégias, formulando cenários para o desenvolvimento empresarial e desenvolvimento empresarial e desenvolvendo estudos de viabilidade técnico – econômica para aplicação de capital no processo industrial, além de conduzir programas de redução de custos
– Engenharia do Trabalho: racionalizar o uso da mão de obra em indústrias produtoras de bens ou serviços; elaborar planos para avaliação de cargos e sistemas de incentivo; identificar e resolver problemas de alocação de recursos; coordenar programas de higiene e segurança no trabalho.
– Planejamento e Controle da Produção: definir e gerenciar o processo de produção de uma indústria, escolhendo o maquinário, os funcionários, os métodos de fabricação e tecnologias; acompanhar e supervisionar as operações de materiais e equipamentos e estabelecer metas para as equipes.
– Produção Agroindustrial: planejar a produção de propriedades rurais e agroindustriais, de acordo com as demandas do mercado agropecuário, além de definir técnicas para obter a maior produtividade possível, controlar os custos e determinar o preço final dos produtos, buscando a rentabilidade do negócio.
 
Perfil:
Disposição para pesquisar os melhores materiais para a fabricação de produtos industrializados. Concentração. Raciocínio ágil. Comunicação. Senso prático. Criatividade. Facilidade em lidar com os números e cálculos.
 
Livros:
– Aprendendo a Enxergar. Autores: Mike Rother, John Shook, James Womack, Daniel Jones e Jose Roberto Ferro.
– A Crise da Toyota. Autor: Jeffrey K. Liker.
– A mina de Ouro. Autor: Freddy Balle.
– A máquina que mudou o mundo. Autores: Daniel Jones e James Womack.
– Gemba Kaizen. Autor: Masaaki Imai.
– Gerenciamento do Trabalho do Dia a Dia. Autor: Vicente Falconi.
 
Filmes:
– A Teoria de Tudo. Ano 2014.
– Batalha no Atlântico. Ano 2000.
– Piratas do Vale do Silício. Ano 1999.
– O Quinto Elemento. Ano 1997.
– Síndrome da China. Ano 1979.
– Norma Rae. Direção: Ano 1979.
– Tempos modernos. Ano 1936.
 
“Dicionário e Guia de Profissões, do Prof. Leo Fraiman. Editora: Esfera, 2012.”
CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
 
O Mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bem variado. Por se tratar de um profissional com conhecimentos diversos, o mercado absorve essa mão de obra para diversos fins.   Existem diversas oportunidades nos setores de mecânica, química, petróleo, civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos e agroindústria, entre outros. O engenheiro de produção é contratado por muitas empresas de manufatura e fabricação, mas também por empresas de serviços.   Além de tudo, deve ter características como: espírito empreendedor, comprometimento, saber trabalhar em equipe, ter uma postura global, que também o ajudará a evoluir na carreira.

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Visão

Ser uma instituição que trabalha a educação de forma criativa e inovadora, e que construa a sua identidade e reconhecimento por meio da humanização dos processos e relacionamento com o mercado de trabalho.

 

Missão

Disseminar o conhecimento em prol do desenvolvimento da sociedade, promovendo a formação profissional com respeito à liberdade de expressão e consciência socioambiental.

Valores

Respeito, transparência, comprometimento, criatividade e paixão.

TOP