fbpx

Gestão de Recursos Humanos

Edital

DURAÇÃO:
Mínimo 4 e máximo de 6 semestres
INVESTIMENTO:

Endereço

Avenida Paula Vieira, 624, Vila Jahu, Botucatu/SP   Ver no mapa

Categoria

Tecnólogo
Descrição:
Elabora e executa programas visando a melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Desenvolve e gerencia planos de carreira, elabora planos táticos e operacionais. Missão: fazer com que a organização e o colaborador alcancem os objetivos através de uma relação trabalhista vantajosa.

Perfil do Egresso e Campo de Atuação

A Faculdade de Botucatu direciona seus esforços para o oferecimento do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos com vistas a preencher a lacuna de profissionais especializados na área, para atender as demandas locais associadas ao desenvolvimento das organizações da região, em particular, bem como ao latente surgimento de novos espaços ocupacionais para esses profissionais.

Ocupações:
– Assistente de Recursos Humanos: responsável por administrar os processos de contratações, demissões, agendamento de férias, homologação em sindicato, apresentação de empresa, integração dos colaboradores, esclarecimento de rescisões, entre outras atividades.
– Assistente de Benefícios: responsável por apresentar, garantir e controlar os benefícios como: ticket-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, assistência odontológica e participação nos lucros a todos os colaboradores da empresa. Esse profissional precisa saber negociar com seus fornecedores e exigir sempre as melhores soluções para os funcionários da empresa.
– Analista de Relações Trabalhistas Júnior: atua diretamente na área de relações sindicais. É seu dever acompanhar as negociações coletivas, analisar as cláusulas sindicais e disponibilizar essas informações no sistema da empresa. Além disso, é ele quem gerencia os acordos, levanta os dados, documentos e informações de cada ação trabalhista e presta suporte na montagem do dossiê para que seus superiores apresentem nas audiências trabalhistas.
– Consultor de Recursos Humanos: realiza o diagnóstico das políticas internas da empresa, desenvolve um planejamento estratégico adequado, propõe alternativas e reestrutura os cargos, salários e funções dentro da mesma.
– Coordenador de Recursos Humanos: garante que todos os funcionários cumpram com seus deveres e recebam os seus direitos. Por isso, é ele quem define os processos, elabora e implanta os procedimentos, as políticas internas, as instruções de trabalho e os programas motivacionais. Além disso, é seu dever administrar as relações trabalhistas, o relacionamento com os sindicatos, as assessorias jurídicas e a capacitação dos colaboradores dentro de uma empresa.
– Gerente em Recursos Humanos: responsável por gerenciar todos os subsistemas do RH, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, benefícios, cargos e salários, higiene, medicina e segurança do trabalho. Suas atividades estão intimamente ligadas ao departamento jurídico e áreas de apoio como portaria, conservação, limpeza e até mesmo jardinagem. Esse profissional também deve elaborar as estratégias de recrutamento e seleção, idealizar e implantar os planos de carreiras, os acordos judiciais, as exigências legais e políticas das empresas e ainda realizar pesquisas de clima organizacional para mensurar a satisfação de seus colaboradores.
– Business Partner: contribui para a estratégia do negócio apoiando os líderes na aplicação de valores, comportamentos, estruturas e processos. Suas principais funções são definir e implantar estratégias de recursos humanos dentro das organizações. Geralmente as empresas procuram esses profissionais quando precisam mapear seus processos e reestruturar as pessoas dentro dela.
Perfil:
Dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas, gostar de lidar com pessoas, saber dialogar, ser proativo, motivado, saber reconhecer talentos, pensando em estratégias capazes de motivar e desenvolver equipes.
O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas e comportamento organizacional, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional.
Livros:
– Execução: a disciplina para atingir resultados. Autor: Ram Charan, Larry Bossid.
– Coaching de Carreira: construindo profissionais de sucesso. Autor: Roberto Marques, Edson Carli.
– Descubra os seus pontos fortes. Autor: Donald O. Clifton, Marcus Buckingham.
– Como fazer amigos e influenciar pessoas. Autor: Dale Carnegie.
– Bom chefe, mau chefe. Autor: Robert Sutton.
– Como dizer? A arte de dar e receber feedback. Autor: Eliana Pitta.
– Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humano nas organizações. Autor: Idalberto Chiavenato.
Filmes:
– Os Vingadores. Ano, 2012.
– Os Estágiários. Ano, 2013.
– Money Ball, O homem que Mudou o Jogo. Ano, 2012.
– Happy Feat – O Pinguim. Ano, 2006.
– Obrigado por Fumar. Ano, 2006.
– O Diabo Veste Prada. Ano, 2003.
– Clube de Luta. Ano, 1999.
“Dicionário e Guia de Profissões, do Prof. Leo Fraiman. Editora: Esfera, 2012.”
Campo de atuação:
O mercado para o aluno formado sempre está em alta.  Empresas precisam fazer uma gestão eficiente das equipes, a fim de elevar a produtividade, com isso, há vagas nos departamentos de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento. A complexidade da legislação trabalhista reforça a demanda por esse profissional, que é um especialista em áreas como folha de pagamentos, cargos e relacionamento com sindicatos. Em empresas que contratam temporários, o gestor de RH tem papel de destaque, pois é o responsável por treinar esses profissionais. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os maiores empregadores. Micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional.

Gestão de Recurso Humanos – Tecnólogo

Autorização: Portaria SERES Nº 98 de 15/02/2018 e publicada no D.O.U. Nº 32, Seção 1, Págs. 12 e 13, de 16/02/2018

Reconhecimento: Portaria nº 523, de 17/08/2015, DOU de 18/08/2018

Modalidade: Presencial

Duração: 4 Semestres

Integralização Curricular: Mínimo de 4 e máximo de 6 Semestres

Carga Horária: 2040 horas (3.583 horas/relógio)

Turnos: Noturno

Vagas: 100 vagas totais anuais

Regime de Matrícula: Seriado semestral

LIBRAS: Disciplina optativa

Atividades e Estudos Independentes (ao longo do curso): 200 horas

Estrutura CurricularClique Aqui

PROCESSO SELETIVO

INSCREVA-SE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Visão

Ser uma instituição que trabalha a educação de forma criativa e inovadora, e que construa a sua identidade e reconhecimento por meio da humanização dos processos e relacionamento com o mercado de trabalho.

 

Missão

Disseminar o conhecimento em prol do desenvolvimento da sociedade, promovendo a formação profissional com respeito à liberdade de expressão e consciência socioambiental.

Valores

Respeito, transparência, comprometimento, criatividade e paixão.

TOP