Gestão de Recursos Humanos

GRADE CURRICULAR

DURAÇÃO:
Mínimo 4 e máximo de 6 semestres
INVESTIMENTO:

Endereço

Avenida Paula Vieira, 624, Vila Jahu, Botucatu/SP   Ver no mapa

Categoria

Tecnólogo
Descrição:
 
Elabora e executa programas visando a melhoria da qualidade de vida dos funcionários no ambiente de trabalho. Desenvolve e gerencia planos de carreira, elabora planos táticos e operacionais. Missão: fazer com que a organização e o colaborador alcancem os objetivos através de uma relação trabalhista vantajosa.
 
Ocupações:
– Assistente de Recursos Humanos: responsável por administrar os processos de contratações, demissões, agendamento de férias, homologação em sindicato, apresentação de empresa, integração dos colaboradores, esclarecimento de rescisões, entre outras atividades.
– Assistente de Benefícios: responsável por apresentar, garantir e controlar os benefícios como: ticket-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, assistência odontológica e participação nos lucros a todos os colaboradores da empresa. Esse profissional precisa saber negociar com seus fornecedores e exigir sempre as melhores soluções para os funcionários da empresa.
– Analista de Relações Trabalhistas Júnior: atua diretamente na área de relações sindicais. É seu dever acompanhar as negociações coletivas, analisar as cláusulas sindicais e disponibilizar essas informações no sistema da empresa. Além disso, é ele quem gerencia os acordos, levanta os dados, documentos e informações de cada ação trabalhista e presta suporte na montagem do dossiê para que seus superiores apresentem nas audiências trabalhistas.
– Consultor de Recursos Humanos: realiza o diagnóstico das políticas internas da empresa, desenvolve um planejamento estratégico adequado, propõe alternativas e reestrutura os cargos, salários e funções dentro da mesma.
– Coordenador de Recursos Humanos: garante que todos os funcionários cumpram com seus deveres e recebam os seus direitos. Por isso, é ele quem define os processos, elabora e implanta os procedimentos, as políticas internas, as instruções de trabalho e os programas motivacionais. Além disso, é seu dever administrar as relações trabalhistas, o relacionamento com os sindicatos, as assessorias jurídicas e a capacitação dos colaboradores dentro de uma empresa.
– Gerente em Recursos Humanos: responsável por gerenciar todos os subsistemas do RH, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, benefícios, cargos e salários, higiene, medicina e segurança do trabalho. Suas atividades estão intimamente ligadas ao departamento jurídico e áreas de apoio como portaria, conservação, limpeza e até mesmo jardinagem. Esse profissional também deve elaborar as estratégias de recrutamento e seleção, idealizar e implantar os planos de carreiras, os acordos judiciais, as exigências legais e políticas das empresas e ainda realizar pesquisas de clima organizacional para mensurar a satisfação de seus colaboradores.
– Business Partner: contribui para a estratégia do negócio apoiando os líderes na aplicação de valores, comportamentos, estruturas e processos. Suas principais funções são definir e implantar estratégias de recursos humanos dentro das organizações. Geralmente as empresas procuram esses profissionais quando precisam mapear seus processos e reestruturar as pessoas dentro dela.
 
Perfil:
Dominar as técnicas de gerenciamento de pessoas, gostar de lidar com pessoas, saber dialogar, ser proativo, motivado, saber reconhecer talentos, pensando em estratégias capazes de motivar e desenvolver equipes.
O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos, habilidades e atitudes orientadas para resultados no campo de gestão de pessoas e comportamento organizacional, visando contribuir para indicadores de RH, satisfação dos funcionários e desenvolvimento organizacional.
 
Livros:
– Execução: a disciplina para atingir resultados. Autor: Ram Charan, Larry Bossid.
– Coaching de Carreira: construindo profissionais de sucesso. Autor: Roberto Marques, Edson Carli.
– Descubra os seus pontos fortes. Autor: Donald O. Clifton, Marcus Buckingham.
– Como fazer amigos e influenciar pessoas. Autor: Dale Carnegie.
– Bom chefe, mau chefe. Autor: Robert Sutton.
– Como dizer? A arte de dar e receber feedback. Autor: Eliana Pitta.
– Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humano nas organizações. Autor: Idalberto Chiavenato.
 
Filmes:
– Os Vingadores. Ano, 2012.
– Os Estágiários. Ano, 2013.
– Money Ball, O homem que Mudou o Jogo. Ano, 2012.
– Happy Feat – O Pinguim. Ano, 2006.
– Obrigado por Fumar. Ano, 2006.
– O Diabo Veste Prada. Ano, 2003.
– Clube de Luta. Ano, 1999.
“Dicionário e Guia de Profissões, do Prof. Leo Fraiman. Editora: Esfera, 2012.”
Campo de atuação:
 
O mercado para o aluno formado sempre está em alta.  Empresas precisam fazer uma gestão eficiente das equipes, a fim de elevar a produtividade, com isso, há vagas nos departamentos de pessoal, recrutamento e seleção e treinamento e desenvolvimento. A complexidade da legislação trabalhista reforça a demanda por esse profissional, que é um especialista em áreas como folha de pagamentos, cargos e relacionamento com sindicatos. Em empresas que contratam temporários, o gestor de RH tem papel de destaque, pois é o responsável por treinar esses profissionais. Grandes empresas e escritórios de consultoria são os maiores empregadores. Micro, pequenas e médias empresas também recorrem ao profissional.

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Ser uma instituição que trabalha a educação de forma criativa e inovadora, e que construa a sua identidade e reconhecimento por meio da humanização dos processos e relacionamento com o mercado de trabalho.

 

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Disseminar o conhecimento em prol do desenvolvimento da sociedade, promovendo a formação profissional com respeito à liberdade de expressão e consciência socioambiental.

Valores

Respeito, transparência, comprometimento, criatividade e paixão.

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