Estudantes de pedagogia arrecadam brinquedos para crianças hospitalizadas

Noemi e Jéssica

Um trabalho feito em sala de aula na Faculdade de Botucatu – Unibr sobre pedagogia hospitalar “tocou fundo no coração”, conforme definem os próprios estudantes de pedagogia e eles resolveram arrecadar brinquedos a serem doados na Unesp, para crianças que ficam internadas e muitas vezes em isolamento, principalmente no caso da oncologia pediátrica.

Jéssica Pancione, Marcos Vinícius Carvalho, Paola Corá, Larissa Lara e Noemi Toledo são integrantes do grupo de trabalho que acabou gerando uma campanha permanente com participação de todos os estudantes do curso de Pedagogia.

“Começamos a partir de um trabalho no semestre passado e o objetivo era vivenciar o trabalho em si, sobre a pedagogia hospitalar, conhecer a área, o processo interno, como se dá aula, como funciona o sistema de atenção a uma criança doente, mas tocou fundo e abraçamos essa causa. Nos tornamos amigas da pedagoga da Unesp e nos engajamos”, conta Jéssica. Antes dos brinquedos, também reuniram material escolar em uma etapa anterior do projeto.

Larissa conta como foi abraçada e ampliada a causa. “Procuramos ajudar. A professora (da Unesp) pediu que se nós conseguíssemos ajudar pelo menos com material que ela usava na sala de aula, dizendo que seria muito útil, mas vimos que também precisavam de mais coisas, de brinquedos e então surgiu nossa vontade de ajudar com o que viesse”.

Por sua vez, Noemi destaca a união dos futuros pedagogos. “Apresentamos para a sala e no fim a classe toda abraçou a causa. Cada um foi trazendo um pouco e esse pouco virou muita coisa”.

Sobre a adesão, os estudantes agradecem o envolvimento dos colegas e reforçam que irão manter o projeto como algo permanente.

O projeto dos estudantes foi incluído na Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior e Particular na qual a Faculdade de Botucatu – Unibr se inscreveu.

Quem quiser doar pode levar brinquedos até a faculdade na Avenida Paula Vieira, 624 ou entrar em contato com os estudantes: Marcos Vinícios (99188-1599) ou Noemi (99148-1627).