Prouni 2018 – Inscrição

Prouni 2018 – Inscrição

Neste artigo falaremos sobre as inscrições para o Prouni 2018. O Ministério da Educação disponibilizará o edital do Programa Universidade para Todos a qualquer momento, pois já estamos próximos das inscrições. É importante que os candidatos fiquem atentos, pois as inscrições deverão ter início na primeira quinzena do mês de fevereiro. O Governo Federal utiliza o programa desde 2004 para que candidatos carentes possam cursar o ensino superior em instituições de rede privada.
Prouni 2018 disponibilizará bolsas integrais com 100% de desconto ou bolsas parciais com 50% mais mensalidade variando do resultado de cada um. A princípio para se inscrever é obrigatório a participação no Exame Nacional do Ensino Médio referente a edição 2017 e tenha obtido nota média de 450 pontos, além de nota maior que zero na redação. Entretanto o programa possui outros requisitos que será apresentado logo a seguir.

Como se inscrever para o Prouni 2018

Prouni 2018 Inscrições e Bolsa Remanescentesinscrição para o Prouni 2018 abrirá em duas edições. A primeira será no mês de fevereiro, previsto a partir do dia 2 de fevereiro (encerramento do Sisu) e a outra no segundo semestre. O cadastro é totalmente gratuito e feito somente no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br. Os estudantes deverão ficar atentos, pois serão somente 4 dias de inscrições onde ficará disponível até às 23h59min acompanhando horário de Brasília. Não deixe para se cadastrar no último dia, pois o site poderá ter sobrecarga de acesso, assim a página ficará dando erro.
Já sabem onde fazer o cadastro. Agora vamos apresentar quais documentos necessita além dos outros requisitos cobrados pelo MEC. A princípio o estudante deverá obter o número de inscrição do Enem, senha e possuir o Cadastro de Pessoa Física – CPF. Caso mantenha com o mesmo método de inscrição após o login o participante deverá responder um questionário com perguntas pessoais como, cor, raça, qual tipo de escola cursou e entre outras demandas. Ao concluir o questionário o estudante deverá apresentar dois tipos de vagas, cursos, faculdade e turno. É de muita importância que seja em ordem de preferência, pois ao solicitar participação da lista de espera poderá haver problemas.

Durante o período de inscrição o candidato poderá efetuar alteração referente ao curso, pois o MEC válida o último cadastro confirmado. Os requisitos para poder se inscrever no Prouni 2018 são:

  • Participação no Enem 2017 e obter nota mínima apresenta acima;
  • Tenha concluído o ensino médio;
  • Não seja portador de diploma do ensino superior;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola de rede privada, entretanto, na condição de bolsista integral.

Exigências para as bolsas:

  1. Bolsista integral: Renda financeira familiar bruta de até um salário e meio por pessoa;
  2. Bolsista parcial: Renda financeira familiar bruta de até três salários por pessoa.

Acessar edital e resultado do Prouni 2018

BOLSAS DE ESTUDOS DO PROUNI 2018O edital do Prouni 2018 poderá ser divulgado no mês de janeiro. O documento é responsável por apresentar toda a estrutura do programa como regras, vagas, cronogramas e instituições. O MEC é o órgão responsável pelo Prouni, por isto deverá divulgar o edital no Diário Oficial da União – DOU. O documento poderá ser impresso ou salvo em computador. Lembrando que a leitura deste documento é essencial antes do cadastro.

Para saber a nota média o estudante deverá somar as notas obtidas em Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação, assim dividindo por cinco. A nota de corte é apenas a nota mínima para estar entre os selecionados. Após um dia de inscrição o MEC disponibiliza uma lista com os pré-selecionados para o Prouni 2018, entretanto não é oficial pois durante a madrugada é feito um novo cálculo. A conta é baseada na quantidade de vagas disponíveis e números de inscritos para aquele curso.

O resultado oficial do Prouni 2018 é disponibilizado alguns dias após o encerramento das inscrições. Para visualizar basta acessar a boletim do candidato. Para os que não forem selecionados em nenhuma das opções ou apenas no segundo curso poderão optar em participar na lista de espera. A lista será disponibilizada para as instituições para o preenchimento de vagas não ocupadas. Portanto, fiquem atentos aos documentos e prazo para comparecer na instituição selecionada, assim eliminando o risco de perder a sua vaga.

Para acompanhar todas as informações sobre o Prouni 2018 através das redes sociais. Curta e compartilhe a página do Prouni 2018 no Facebook, basta clicar e conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *