APRESENTAÇÃO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, apresenta-se como o canal de referência aos alunos, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com o interdisciplinar e dinâmico mundo do conhecimento do ensino superior.

O NAP desenvolve estratégias de acolhimento aos alunos e por meio de uma escuta sensível que busca compreender suas demandas para atuar criando melhores condições pedagógicas que visam a favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional desses jovens nessa nova etapa da vida, tentando, desta forma, prevenir o fracasso acadêmico. Melhora e adequa os métodos de estudo, conforme as características de cada um; organiza uma rotina de estudos e ensina como administrar o tempo; auxilia no gerenciamento de situações de estresse, como em uma apresentação oral ou prova, assim como a entrega do trabalho de conclusão de curso; aponta melhorias para o relacionamento com colegas e professores; evita a desmotivação.

Além disso, o NAP adota uma postura ativa de busca das manifestações dos alunos sobre sua experiência ao longo das atividades acadêmicas, suas dúvidas, sugestões e necessidades especiais.

Atua de forma efetiva como um canal de apoio aos coordenadores e tem por competência acompanhar e supervisionar a execução do Projeto Pedagógico de Curso, além de atuar junto aos alunos e professores com vistas a atender suas demandas didático- pedagógicas.

Tem como missão o aprimoramento da ação educativa, ou seja, a articulação do processo de ensino e de aprendizagem, por meio da atualização permanente do corpo docente e acompanhamento do desenvolvimento discente na instituição.

O NAP compreende basicamente uma estrutura de interface entre docentes, discentes e administração da instituição, tratando-se, portanto de um órgão suplementar responsável pelo acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por meio de assessoramento contínuo e sistemático a professores e alunos.

Neste sentido, o NAP propicia um espaço institucional para reflexão, numa perspectiva ético- humana, visando à discussão interdisciplinar e a busca de alternativas pedagógicas.

Atendimento Pedagógico/Psicopedagógico

Coordenação do NAP: Prof. Ma. Talita Cristina Pimentel Duarte

Horários de atendimento: segunda-feira das 17:00 às 20:00 e terça-feira das 17:30 às 18:30

E-mailnap@unibrbotucatu.com.br

.

FUNÇÕES DO NAP

• Acolher, apoiar e orientar o aluno que busca ajuda para seus conflitos e dificuldades e, por meio de uma escuta sensível, identificar algum comprometimento emocional e, se for o caso, orientá-lo a buscar ajuda profissional;

• Auxiliar o aluno a superar desafios, a estabelecer novas relações interpessoais e a se adaptar ao novo ambiente social;

• Realizar o acompanhamento pedagógico do aluno, desde o momento do seu ingresso, até a integralização do seu currículo;

• Oferecer suporte pedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos;

• Elaborar orientação de estudo individualizada para o aluno que apresenta dificuldade de aprendizagem;

• Organizar oficinas e palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;

• Palestras vocacionais;

• Promover reuniões com representantes discentes das turmas de graduação;

• Acompanhar o rendimento acadêmico das turmas e promover reuniões pedagógicas com as coordenações dos cursos e professores.